" Fundo cabelo

Glossário do cabelo

termos e definições

5-Alpha Reductase

Enzima que atua sobre a testosterona, transformando-a em Dihidrotestosterona (DHT) - a principal responsável pela alopecia androgenética, ou calvície de padrão masculino ou feminino.

Alopecia / alopécia

Queda de cabelo geral ou localizada. Existem vários tipos e causas de alopecia.

Alopecia areata

É uma condição auto-imune em que o organismo ataca os folículos capilares como se estes fossem agentes invasores. Causa áreas calvas bem delimitadas, "ilhas" ou peladas redondas no couro cabeludo, embora em alguns casos se manifeste de forma difusa. A queda de cabelo pode avançar ou regredir espontaneamente, sendo normais vários episódios ao longo da vida. Não existe ainda uma cura definitiva para a alopecia areata, mas há vários tratamentos possíveis. Nos casos mais avançados, as próteses capilares são uma boa solução estética.

Alopecia cicatricial

Não é uma única doença, mas um conjunto de ocorrências que podem provocar danos permanentes aos folículos capilares, criando áreas de calvície permanente: desde acidentes como queimaduras ou cicatrizes de cirurgias, até doenças inflamatórias que podem afetar direta ou indiretamente os folículos. Muitas dessas doenças são crónicas e podem ser confundidas com outros tipos de alopecia, como a areata, ou com micoses. Uma vez que a alopecia cicatricial pode causar calvície irreversível, convém investigar logo cada caso e o tratamento correto deve ser iniciado o mais rápido possível. Durante o tratamento é frequente o recurso a uma prótese capilar para ocultar as áreas peladas e manter a aparência de um cabelo normal. Este benefício emocional pode contribuir para um retrocesso da queda e para o sucesso do tratamento.

Anagénese

Fase de crescimento do cabelo. Pode ir de dois a três anos no homem e até oito anos na mulher. Nesta fase o cabelo cresce até 0.5mm por dia, conforme a idade da pessoa.

Bulbo / bolbo capilar

Parte inferior, mais larga, onde são criadas as células que o compõem o fio de cabelo.

Cabelo terminal

O cabelo espesso, colorido e protetor que cresce no couro cabeludo. As sobrancelhas, as pestanas, o cabelo púbico e a barba são também constituídos por cabelo terminal.

Cabelo Velo

O primeiro cabelo que cresce após o nascimento, fino, macio e sem cor, geralmente até 2 cm de comprimento.

Caspa

A caspa manifesta-se pela descamação da pele e, por vezes, um ligeiro prurido. É causada por fatores genéticos, como pele seca, e fatores ambientais, como poluição, produtos para o cabelo ou fungos.

Catagénese

Fase de descanso do ciclo de cabelo que precede a sua queda, dura geralmente uma a três semanas.

Couro Cabeludo

Pele fina que cobre o crânio, onde se encontra o cabelo.

Dihidrotestosterona (DHT)

Hormona formada pela ação da enzima 5-alpha reductase sobre a testosterona, é cerca de 30 vezes mais potente do que esta, e é a principal responsável pela queda progressiva e geralmente hereditária do cabelo.

Eflúvio Anágeno/Anagénico

Queda intensa de cabelos que estão na fase anágena. Ocorre com frequência devido a certos medicamentos, infeções, ou a quimioterapia.

Eflúvio telógeno

Queda intensa de cabelos que estão na fase telógena. Ocorre com frequência no pós-parto, pós-operatório, ou devido a alterações hormonais ou deficiências nutricionais.

Folículo Capilar

Estrutura que contém a parte viva do cabelo e que está ligada à glândula sebácea.

Glándula Sebácea

Glândula ligada ao folículo capilar que segrega sebo para a haste do cabelo e para o couro cabeludo.

Haste

Parte do cabelo que se projeta do bulbo.

Hormona

Secreção das glândulas endócrinas, como é o caso da glândula tiróide ou da insulina, segregadas pelo pâncreas.

Lanugem

Cabelo fino e sem cor que cobre o feto no útero.

Papilas

Conjunto de células que produzem células capilares compostas por queratina e que formam a haste do cabelo.

Polissacarídeos e Mucopolissacarídios

Conjunto de hidratos de carbono que fazem parte da haste do cabelo e que se acredita serem cruciais na fase de crescimento.

Prótese capilar

Confecionada para substituir o cabelo, cobrindo as áreas calvas ou com rareamento de cabelos, é também a solução quando os tratamentos não resultam ou não resolvem tudo. Os cabelos da prótese são implantados individualmente ou em pequenos grupos, numa rede ou numa película fina que simula a pele humana. Esta base adere à pessoa de forma temporária ou semipermanente, permitindo que esta faça a sua vida normal, pratique desporto ou tome banho sem qualquer receio.
Vantagens:

  • Aplicável a todos os casos de calvície definitiva ou de médio/longo prazo, tais como alopecia androgenética (mais comum em homens), alopecia areata, alopecia cicatricial, eflúvio telogénico, tricotilomania ou tratamentos quimioterápicos;
  • O resultado é imediato e de longa duração;
  • É um procedimento simples, não invasivo e não cirúrgico;
  • O custo é inferior ao de um implante ou transplante capilar;
  • Permite realizar todas as atividades do dia-a-dia sem restrições;
  • Caso o resultado não seja satisfatório, o procedimento é totalmente reversível;
  • Não tem contra-indicações, salvo em casos de alergia a algum dos materiais, o que é raro, pois são na maioria hipoalergénicos.

Queratina

Proteína fibrosa que forma os tecidos duros do corpo, como o cabelo ou as unhas.

Raíz

Parte do cabelo que se encontra inserida dentro do folículo.

Sebo

Óleo segregado pela glândula sebácea que protege o cabelo e o couro cabeludo.

Seborreia

Hiperatividade das glândulas sebáceas. A dermatite seborreica pode causar caspa, cabelo oleoso, ou ambos.

Telogénese

Fase do ciclo do cabelo em que ocorre a sua queda normal, dura geralmente cerca de três a quatro meses.

Testosterona

A principal hormona sexual masculina.

Tricologia

Estudo científico dos cabelos e dos pêlos. O tricologista é um especialista no diagnóstico e tratamento de problemas capilares.

Tricotilomania

Distúrbio nervoso caraterizado pela compulsão em arrancar os cabelos devido a ansiedade ou depressão. Embora raro, afeta tanto adultos como crianças.

Vasoconstritor

Ação de contração dos vasos sanguíneos, que impossibilita a passagem de sangue, oxigénio e dos nutrientes. São exemplo de vasoconstritores o tabaco e o stress.

Vasodilatdor

Ação de relaxamento que faz com que os vasos sanguíneos dilatem, permitindo assim a circulação de nutrientes, sangue e oxigénio.