O cabelo
mitos e falsas noções
Ao longo dos tempos criaram-se vários mitos sobre o cabelo, em particular a queda de cabelo. Alguns podem ter um fundo de verdade, outros nem tanto. Eis alguns dos mais comuns:
Cortar o cabelo torna-o mais forte
Esta sensação deve-se ao facto de o cabelo ser cortado a meio da haste, onde é mais grosso do que na ponta. Quanto mais curto o cabelo, mais forte nos parece. No entanto, cortar o cabelo não afeta o seu crescimento nem impede que caia.
Lavar a cabeça todos os dias faz cair o cabelo
A frequência da lavagem não interfere com os bulbos capilares. Os cabelos que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma; a falta de lavagem é que seria prejudicial.
Lavar a cabeça com água fria previne a queda de cabelo
A água fria não impede ou atenua a queda do cabelo. No entanto, pessoas com maior oleosidade no couro cabeludo ou com dermatite seborreica devem evitar lavar a cabeça com água quente, pois esta estimula a ação das glândulas sebáceas. Mesmo no Inverno, deve-se preferir água apenas morna.
Cortar o cabelo durante a lua crescente / lua cheia fá-lo crescer mais depressa
Este mito teve certamente origem em tradições agrícolas, mas não tem base científica. Cortar o cabelo, seja quando for, não interfere no seu crescimento.
Um champô anti-queda pode atrasar ou reverter a calvície
Um champô é apenas um complemento de um tratamento capilar. A sua principal função é manter o couro cabeludo limpo e estável. Nenhum champô pode, só por si, garantir outros resultados.
Os homens calvos são mais viris
A calvície masculina não advém da produção de testosterona, mas sim da sensibilidade genética a uma forma de testosterona modificada pelo organismo: a Dihidrotestosterona (DHT).
Os fumadores perdem mais cabelo
Embora não tenha ainda sido estabelecida uma relação direta e conclusiva entre o tabaco e a queda de cabelo, fumar prejudica o organismo a muitos níveis, logo pode também afetar negativamente o cabelo.
Deve-se evitar lavar o cabelo durante a menstruação
Não existe relação entre uma coisa e outra. As mulheres menstruadas podem e devem lavar o cabelo com a regularidade habitual.
Certo produto ou medicamento restitui o cabelo
Qualquer tratamento capilar é constituído por vários elementos e depende da fisiologia do indivíduo e da sua resposta ao tratamento. Se bastasse aplicar certo champô ou tomar uma ampola, ninguém teria falta de cabelo.