Tratamento
cabelo oleoso
O cabelo e o couro cabeludo são protegidos de forma natural contra os agentes externos pelo manto hidrolipídico, formado pelo sebo das glândulas sebáceas e o suor das glândulas sudoríparas.
Quando a produção de sebo se torna excessiva, pode existir seborreia ou hípersecreção sebácea. O sebo acumula-se dentro do folículo, enfraquecendo e reduzindo o crescimento de novo cabelo.
O couro cabeludo e o cabelo ficam com aspeto gorduroso, pesado e aglomerado, o que além de inestético pode ser acompanhado de odor desagradável, descamação e prurido.
A causa do cabelo oleoso é geralmente genética, mas o problema pode ser agravado por disfunções hormonais ou hábitos do dia-a-dia: lavar o cabelo com regularidade insuficiente; lavá-lo com água muito quente, o que estimula a ação das glândulas sebáceas e a produção de sebo; usar adornos (chapéus, bonés, lenços) que impedem a ventilação do couro cabeludo; mexer muito no cabelo; não mudar a fronha da almofada regularmente; entre outros.
Cabelo oleoso - tratamento
Principais objetivos dos vários tratamentos:
- Controlar o fluxo de sebo, refrescar e melhorar o aspeto visual do cabelo e do couro cabeludo, neutralizando o odor do sebo.
- Nutrir e hidratar o couro cabeludo através de uma limpeza profunda e regular.
- Permitir a absorção de outros ativos, inibindo a enzima 5-alpha reductase (catalisadora da queda de cabelo).
- Acalmar, regenerar e tonificar o couro cabeludo, removendo impurezas e melhorando a renovação da pele.
- Ajudar a eliminar da pele e do cabelo a gordura, os ácidos gordos e os resíduos externos que obstruem os folículos capilares.
O tratamento inclui produtos dermocosméticos com antioxidantes e agentes vegetais, que ajudam a proporcionar um couro cabeludo mais fresco e mais saudável, graças às suas propriedades de absorção e drenagem.
A sua ação adstringente, anti-inflamatória, purificante, refrescante e dermatologicamente calmante, permite um resultado eficaz na regulação da oleosidade, normalizando a produção e o odor do sebo do couro cabeludo.