Tratamento
queda de cabelo
A ciência identifica oito grandes fatores que causam ou influenciam a queda do cabelo (alopecia):
Genética: a predisposição genética e hereditária, a par da conversão de testosterona em Dihidrotestosterona (DHT) pela enzima 5-alpha reductase, é a causa mais comum da queda de cabelo.
Envelhecimento: com o avançar da idade os folículos capilares vão-se deteriorando, e vamos perdendo cabelo.
Stress, traumas, estilo de vida: aumentam a produção dos níveis de testosterona, que se converte em DHT, interrompendo o ciclo natural de crescimento do cabelo. Podem também, a par de uma higiene deficiente, comprometer o fornecimento de sangue e oxigénio aos vasos capilares.
Nutrição e dietas: má nutrição, perda de peso demasiado rápida ou o abuso de gorduras animais, deficientes em biotina, ferro, proteínas e zinco podem reduzir a assimilação dos aminoácidos e vitaminas essenciais para o crescimento do cabelo.
Saúde: doenças da tiróide e outras, bem como efeitos secundários de vários medicamentos.
Gravidez e menopausa: alterações hormonais durante a gravidez podem levar a queda temporária de cabelo depois do parto. Mulheres na menopausa também podem perder cabelo devido a alterações hormonais.
Medicação: anticoncepcionais, esteróides, quimioterapia, medicamentos para pressão arterial, diabetes, doenças cardíacas ou até o acne, podem causar queda de cabelo temporária ou permanente. É conveniente saber de antemão os efeitos colaterais dos tratamentos prescritos.
Meio ambiente: a poluição, bem como a exposição ao cloro, metais e minerais, podem levar a desequilíbrios que contribuem para a queda de cabelo. A exposição aos raios UV e radicais livres pode também envelhecer prematuramente as células do couro cabeludo e danificar a haste (fio) capilar.
Queda de cabelo - tratamento
Perante a angústia da falta de cabelo, muitas pessoas recorrem a ampolas e outros produtos disponíveis em supermercados ou farmácias. Algumas chegam a obter resultados modestos, mas acabam por desistir após algum tempo.
Isto ocorre quando verificam que nenhum tratamento à venda pode levar em conta o seu caso específico: sexo, idade, condição física, estilo de vida, tendência hereditária, tipo de cabelo, hábitos de higiene, histórico de incidentes ou problemas de saúde, entre outros fatores. É irrealista esperar que uma ampola contenha uma solução para todos os casos.
Os tratamentos da Eurocabe são precedidos de um questionário e de uma análise profunda ao cabelo e ao couro cabeludo, sendo depois adequados a cada caso. O objetivo é atuar nas causas de cada problema específico.
Mediante o problema selecionamos produtos enriquecidos com nutrientes e vitaminas, glicoproteínas e hidratantes, sintéticos e naturais, de argilas a óleos essenciais, que trabalham em sinergia para obter os melhores resultados possíveis.
Cada tónico, extrato ou ingrediente usado nos tratamentos tem propriedades distintas que se complementam, e que por vezes são facilmente identificáveis: por exemplo, os óleos de tomilho e de pinheiro são “quentes” porque possuem uma ação rubefaciente e dão uma sensação de calor; os de menta e de eucalipto são “frios” por serem calmantes e refrescantes.
Principais objetivos dos vários tratamentos:
- Higienizar e hidratar o couro cabeludo, preparando-o para receber os nutrientes necessários.
- Desobstruir e aumentar o fluxo de sangue, oxigénio e nutrientes para os folículos capilares.
- Equilibrar os níveis de gordura e de humidade no cabelo.
- Fortalecer e proteger o cabelo e o couro cabeludo contra as agressões exteriores.
- Atuar diretamente na papila, fonte de vida do cabelo, através de óleos e extratos que se complementam.
- Estimular o fortalecimento e o crescimento do cabelo.